top of page

OUTRAS DÚVIDAS

 

 

QUAIS AS VANTAGENS DE PUBLICAR UM ARTIGO OU TEXTO LITERÁRIO EM CAPÍTULO DE LIVRO?


Para aqueles que estão interessados em melhorar o currículo acadêmico e obter maiores pontuações em seleções para mestrado, doutorado, seletivo para cargos de docência e até mesmo diferencial para concursos em cargos de instituições privadas, a publicação do seu artigo em formato de capítulo de livro é a melhor opção, inclusive para acadêmicos de algumas IES tal publicação pode até substituir um TCC.


- Para os autores de capítulos de livros com ISBN, esta é uma das melhores opções em nível de pontuação, pois possui o mesmo peso de um artigo publicado em periódico Qualis B3.


  

SOBRE LIVRO

 

Para que um livro seja válido como LIVRO e aceito em Universidade, Faculdades, Seleções, Concursos e até mesmo em premiações é necessário que o livro tenha o Número ISBN Registrado pela Câmara Brasileira do Livro e obtenha a Ficha Catalográfica na contra capa do livro registrada na Câmara Brasileira do Livro. O Coletivo Cine Fórum possui o selo editorial cadastrado na Câmara Brasileira do Livro, validando os e-books como livro. Alguns livros possuem DOI, mas NÃO É OBRIGATÓRIO para livro. É mito que livros tem Qualis, o Qualis é válido APENAS para revistas científicas.

 

                    

O meu trabalho foi publicado anteriormente em uma revista ou anais de congressos e eventos, posso publicar o mesmo artigo no formato de capítulo?

                    

Caso seu trabalho tenha sido publicado integralmente em revista, não é interessante REPUBLICAR em capítulo de livro, mas não é ilegal, caso a publicação anterior tenha sido realizada sob uma licença Creative Commons, você, autor, pode publicar o trabalho novamente sem a necessidade de solicitar autorização. As nossas publicações também utilizam a mesma licença. Caso contrário, consulte os termos da licença e direitos autorais e solicite a autorização das revistas quando for necessário. Caso apenas o resumo tenha sido publicado em anais de congresso ou evento, o texto completo pode ser publicado em capítulo de livro, sem problemas

Porque cobramos pela publicação?

Além da cobrança ser válida para que apenas pessoas realmente interessadas publiquem, toda publicação possui um custo: retirada de ISBN, Ficha Catalográfica, Diagramação, Profissional que faz a capa e em alguns casos ilustrador. Diferente de outros lugares, cobramos apenas o que realmente é necessário para arcar com tais custos de produção do e-book, visto que, somos um Coletivo independente, sem auxilio de editais de fomento.

 

 

Em tempo, a publicação no formato de capítulo é uma sugestão da Scielo, veja: 

 

“[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro(s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da Editora do livro, relacionadas com direitos autorais”.
Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001
Acessado em: 20 jul. de 2022.

 

                    

Posso submeter mais de um trabalho?

 

Sim, mas preste atenção, pois só é possível submeter dois trabalhos por autor.

 

   

Meu trabalho não está dentro das normas solicitadas, posso realizar as adequações? 


Sim, você deve adequar o texto para as normas equivalentes ao tipo do seu trabalho (consulte as normas). Caso o seu trabalho já tenha sido publicado, deverá anexar também o arquivo PDF da publicação original, para que possamos citar na capa do seu capítulo.                    

 

         

Meu trabalho possui coautoria, preciso enviar a autorização dos outros autores?    

               

O Selo Editorial Cine Fórum confia em nosso público, por isso, não é necessário a autorização dos coautores, porém o autor correspondente assume total responsabilidade pela publicação. Entendemos que o autor correspondente está em comum acordo com os coautores sobre a publicação. Essa etapa de pedir a autorização e comunicar os coautores sobre a publicação é uma ótima oportunidade para organizar um rateio para o pagamento da taxa, uma vez que o benefício será para todos.

bottom of page