GRUPOS DE TRABALHOS 2025
GT1 – LETRAS, LITERATURA, LINGUÍSTICA E ESTUDOS DAS LINGUAGENS
Letras, Literatura, Linguística e Estudos das Linguagens, busca reunir pesquisadores, docentes e discentes para dialogar sobre as interfaces entre os estudos linguísticos e literários, explorando as múltiplas linguagens que permeiam suas diversas manifestações. O grupo tem como objetivo promover discussões teóricas e práticas sobre os processos de criação, interpretação e ensino relacionados às linguagens, destacando a relevância desses campos no contexto contemporâneo. A proposta é fomentar reflexões interdisciplinares que contribuam para a análise crítica de textos, discursos e práticas culturais, em sintonia com os desafios e demandas das sociedades atuais. Serão aceitos neste GT, trabalhos que contemplem os estudos literários, estudos linguísticos e do campo das linguagens e seus desdobramentos, como a literatura comparada, estudos comparados, críticas literárias, análises literárias, bem como, a semiótica, intersemiótica, sociolinguística, análise do discurso, dentre outros
GT2 – COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E MÍDIA
O GT2 – Comunicação, Informação e Mídias Digitais, do 5º Cine-Fórum 2025, concentra-se na análise das dinâmicas contemporâneas de produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos, abrangendo publicidade, propaganda, cinema, televisão, streaming, jornalismo e outras formas de comunicação. Com foco na interação as práticas comunicativas, a informação e as mídias tradicionais e contemporâneas, o grupo busca explorar os impactos dessas transformações nos discursos, nas estratégias narrativas e na formação de subjetividades. O objetivo é promover debates interdisciplinares que articulem perspectivas teóricas e práticas sobre os desafios e possibilidades da comunicação, informação e demais formas de mídias em um cenário marcado pela convergência tecnológica e pela constante evolução dos formatos comunicacionais. Serão aceitos neste GT, trabalhos que contemplem os estudos de comunicação, televisualidades, televisão, streaming, cinema e audiovisual, educomunicação, comunicação organizacional, teorias da comunicação, estudos em comunicação, mídia e informação, dentre outros.
GT3 – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCÊNCIA
O GT3 – Educação e Formação Docente, do 5º Cine-Fórum 2025, tem como objetivo fomentar discussões sobre práticas pedagógicas, formação de professores e os desafios contemporâneos da educação em diferentes níveis de ensino. Este grupo busca explorar estratégias de ensino inovadoras, metodologias ativas e o uso de tecnologias educacionais, promovendo reflexões sobre a construção do conhecimento e a formação crítica dos educadores. Com foco na integração entre teoria e prática, o GT3 incentiva debates que abordem a relação entre educação, cultura e sociedade, contribuindo para o fortalecimento de práticas docentes alinhadas às demandas de uma realidade cada vez mais dinâmica e complexa. Especificamente neste GT serão aceitos relatos de experiência no PIBID, Residência Pedagógica e/ou Estágios de Alunos da Graduação, no âmbito da Educação.
GT4 –ARTE, PERFORMANCES E REPRESENTAÇÕES
O GT4 – Arte, Performances e Representações, do 5º Cine-Fórum 2025, propõe um espaço de reflexão interdisciplinar sobre as múltiplas expressões artísticas e suas intersecções com as performances e as representações culturais. Este grupo tem como foco a análise das formas de criação e interpretação nas artes visuais, cênicas, literárias e audiovisuais, considerando suas relações com o contexto sociocultural e histórico. A proposta é discutir como as narrativas e performances artísticas dialogam com outras linguagens e discursos, contribuindo para a construção de sentidos, identidades e memórias, em uma perspectiva crítica e inovadora que abrange os desafios e as potências da contemporaneidade. Serão aceitos neste GT, trabalhos que contemplem os estudos de comunicação e literatura, cinema e literatura, cinema e psicanalise, artes visuais, artes cênicas, arte comparada, religião comparada, representação, corpos e gênero, dentre outros.
GT5 – FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, CULTURA E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA
O GT5 – Filosofia, Sociologia, Cultura e Crítica Contemporânea, do 5º Cine-Fórum 2025, dedica-se a promover discussões interdisciplinares que articulam reflexões filosóficas, sociológicas e culturais sobre os fenômenos contemporâneos. Este grupo tem como foco a análise crítica de questões relacionadas à ética, política, subjetividade, relações sociais e produção cultural, considerando os desafios impostos pelas transformações do mundo atual. A proposta é fomentar debates que dialoguem com teorias clássicas e contemporâneas, explorando os impactos das mudanças sociais e culturais nas formas de pensar, agir e representar a realidade, contribuindo para uma compreensão mais ampla e crítica da complexidade do presente. Serão aceitos neste GT, trabalhos que contemplem os estudos que contemplem a história, filosofia, sociologia, cultura, crítica, afrofuturismo, africanidades, afrodiásporas , dentre outros.
GT6 – A INTERTEXTUALIDADE E SEUS ARTIFÍCIOS
O GT6 – A intertextualidade e seus artifícios, do 5º Cine-Fórum 2025, tem como foco a análise de obras literárias que se valem para a sua construção de recursos da intertextualidade tais como a paródia, a alegoria, a mise en abyme. Desde que a semióloga búlgara Julia Kristeva (Introdução à semanálise, 2005, p. 68) cunhou o conceito de intertextualidade pautado pelos escritos de Mikhail Bakhtin, postulando que todo texto se constrói como mosaico de citações, sendo absorção e transformação de outros textos, as relações intertextuais passaram a ocupar um lugar central nos estudos literários, sobretudo na contemporaneidade. Nesse sentido, a teórica canadense Linda Hutcheon (Narcissistic narrative: the metafictional paraxox, 1991, p. 48) caracteriza a produção ficcional da atualidade como “narcisista”, porque ela se volta sobre si mesma, problematizando o fazer literário e a sua recepção, exigindo um leitor mais atento e crítico, que seja capaz de ordenar e interpretar o seu tecido narrativo. Levando em conta o exposto, o objetivo do GT6 é promover discussões a respeito de questões relacionadas ao emprego de artifícios intertextuais na ficção. Serão aceitos trabalhos que contemplem o diálogo entre textos por meio da paródia, da alegoria, do pastiche, da mise en abyme, dentre outros, em contos, novelas e romances.