top of page

GRUPOS DE TRABALHOS 2025

GT1 – LETRAS, LITERATURA, LINGUÍSTICA E ESTUDOS DAS LINGUAGENS

Letras, Literatura, Linguística e Estudos das Linguagens, busca reunir pesquisadores, docentes e discentes para dialogar sobre as interfaces entre os estudos linguísticos e literários, explorando as múltiplas linguagens que permeiam suas diversas manifestações. O grupo tem como objetivo promover discussões teóricas e práticas sobre os processos de criação, interpretação e ensino relacionados às linguagens, destacando a relevância desses campos no contexto contemporâneo. A proposta é fomentar reflexões interdisciplinares que contribuam para a análise crítica de textos, discursos e práticas culturais, em sintonia com os desafios e demandas das sociedades atuais. Serão aceitos neste GT, trabalhos que contemplem os estudos literários, estudos linguísticos e do campo das linguagens e seus desdobramentos, como a literatura comparada, estudos comparados, críticas literárias, análises literárias, bem como, a semiótica, intersemiótica, sociolinguística, análise do discurso, dentre outros

 

GT2 – COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E MÍDIA

O GT2 – Comunicação, Informação e Mídias Digitais, do 5º Cine-Fórum 2025, concentra-se na análise das dinâmicas contemporâneas de produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos, abrangendo publicidade, propaganda, cinema, televisão, streaming, jornalismo e outras formas de comunicação. Com foco na interação as práticas comunicativas, a informação e as mídias tradicionais e contemporâneas, o grupo busca explorar os impactos dessas transformações nos discursos, nas estratégias narrativas e na formação de subjetividades. O objetivo é promover debates interdisciplinares que articulem perspectivas teóricas e práticas sobre os desafios e possibilidades da comunicação, informação e demais formas de mídias em um cenário marcado pela convergência tecnológica e pela constante evolução dos formatos comunicacionais.

 

GT3 – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCÊNCIA

O GT3 – Educação e Formação Docente, do 5º Cine-Fórum 2025, tem como objetivo fomentar discussões sobre práticas pedagógicas, formação de professores e os desafios contemporâneos da educação em diferentes níveis de ensino. Este grupo busca explorar estratégias de ensino inovadoras, metodologias ativas e o uso de tecnologias educacionais, promovendo reflexões sobre a construção do conhecimento e a formação crítica dos educadores. Com foco na integração entre teoria e prática, o GT3 incentiva debates que abordem a relação entre educação, cultura e sociedade, contribuindo para o fortalecimento de práticas docentes alinhadas às demandas de uma realidade cada vez mais dinâmica e complexa. Especificamente neste GT serão aceitos relatos de experiência no PIBID, Residência Pedagógica e/ou Estágios de Alunos da Graduação, no âmbito da Educação.

 

GT4 –ARTE, INTERTEXTO, PERFORMANCES E REPRESENTAÇÕES

O GT4 – Arte, Intertexto, Performances e Representações, do 5º Cine-Fórum 2025, propõe um espaço de reflexão interdisciplinar sobre as múltiplas expressões artísticas e suas intersecções com o intertexto, as performances e as representações culturais. Este grupo tem como foco a análise das formas de criação e interpretação nas artes visuais, cênicas, literárias e audiovisuais, considerando suas relações com o contexto sociocultural e histórico. A proposta é discutir como as narrativas e performances artísticas dialogam com outras linguagens e discursos, contribuindo para a construção de sentidos, identidades e memórias, em uma perspectiva crítica e inovadora que abrange os desafios e as potências da contemporaneidade.

 

GT5 – FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, CULTURA E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA

O GT5 – Filosofia, Sociologia, Cultura e Crítica Contemporânea, do 5º Cine-Fórum 2025, dedica-se a promover discussões interdisciplinares que articulam reflexões filosóficas, sociológicas e culturais sobre os fenômenos contemporâneos. Este grupo tem como foco a análise crítica de questões relacionadas à ética, política, subjetividade, relações sociais e produção cultural, considerando os desafios impostos pelas transformações do mundo atual. A proposta é fomentar debates que dialoguem com teorias clássicas e contemporâneas, explorando os impactos das mudanças sociais e culturais nas formas de pensar, agir e representar a realidade, contribuindo para uma compreensão mais ampla e crítica da complexidade do presente.

bottom of page